
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (28/2), por meio da rede social X (antigo Twitter), que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a indicação da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para o comando da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A mudança ocorre após o anúncio da ida de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde.
A nomeação de Gleisi Hoffmann foi oficializada após reunião com Lula na manhã de hoje, no Planalto. A posse está marcada para 10 de março. “Recebi ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando a indicação da deputada Gleisi Hoffmann para o cargo de ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil”, escreveu Hugo Motta.
Recebi ligação do Presidente @LulaOficial comunicando a indicação da deputada @gleisi para o cargo de Ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil.
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) February 28, 2025
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Gleisi, por sua vez, garantiu, em sua conta no X que "seguirá dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas. “Com imensa responsabilidade recebo do presidente Lula a condução da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.
“É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas, como fiz nas posições que ocupei no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na Casa Civil, na Diretoria de Itaipu e, atualmente, na presidência do PT”, acrescentou.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Com imensa responsabilidade recebo do presidente <a href="https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw">@LulaOficial</a> a conduçäo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. <br>Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo. <br>É…</p>— Gleisi Hoffmann (@gleisi) <a href="https://twitter.com/gleisi/status/1895525294427050408?ref_src=twsrc%5Etfw">February 28, 2025</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Em nota oficial, o Palácio do Planalto reforçou a mudança no ministério e destacou que Gleisi assumirá a SRI no lugar de Alexandre Padilha, que ará a comandar a pasta da Saúde.
A transição na Secretaria de Relações Institucionais ocorre em um momento de ajustes dentro do governo, com Lula buscando fortalecer a interlocução com o Parlamento para garantir apoio às medidas prioritárias do Executivo.