Poder

Rumo a Moscou, Janja viaja novamente antes de Lula, sem informar motivo

Primeira-dama embarcou nesta sexta-feira (2/5) para a capital russa, seis dias antes do presidente, que chega a Moscou apenas na próxima quarta; roteiro lembra antecipação em visita ao Japão

Em abril , o Planalto ou a divulgar a agenda oficial de Janja, após orientação da AGU -  (crédito: reprodução/cnn brasil)
Em abril , o Planalto ou a divulgar a agenda oficial de Janja, após orientação da AGU - (crédito: reprodução/cnn brasil)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, embarcou na manhã desta sexta-feira (2/5) para Moscou, na Rússia, em viagem antecipada em relação à comitiva presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem chegada prevista à capital russa apenas na próxima quarta-feira (8/5).

O petista participará das cerimônias do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio, ao lado do presidente russo, Vladimir Putin. A data marca os 80 anos da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A previsão é de que a comitiva brasileira permaneça no país até 10 de maio. Depois da agem por Moscou, o presidente segue para a China, onde participa do IV Fórum China-Celac. 

Procurada pelo Correio, a assessoria da primeira-dama não informou os motivos da antecipação da viagem à Rússia. O espaço segue aberto.

Agenda da primeira-dama

O episódio lembra a "viagem-surpresa" de Janja ao Japão em março. Na ocasião, a primeira-dama chegou ao país uma semana antes de Lula. À época, ela foi alvo de críticas por não divulgar seus compromissos oficiais, especialmente após o governo federal impor sigilo à agenda da primeira-dama. 

Após orientação da Advocacia-Geral da União (AGU), o Palácio do Planalto ou então a divulgar, a partir de 25 de abril, a agenda oficial de Janja. Os compromissos são divulgados no site da Presidência.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 02/05/2025 17:00 / atualizado em 02/05/2025 18:24
x