
O Governo do Distrito Federal recolheu 30 animais de grande porte soltos em vias públicas do DF em janeiro deste ano. A apreensão faz parte de uma ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), que recolhe os bichos e os leva para o curral de apreensão. Por lá, cavalos, bois, mulas e burros são examinados e tratados.
Os donos podem solicitar a devolução, mediante pagamento dos exames e de multa. Caso o proprietário não faça o resgate, o animal entra na fila de adoção. Neste ano, oito equinos (cavalos, burros) já foram adotados no programa Adote um Animal.
Todo o trabalho de resgate é ininterrupto e ocorre em todas as regiões istrativas do DF. Na maioria das vezes, é feito a partir das denúncias da população registradas pelos telefones 3347-8019 e 98325-0369.
Novo lar para os animais
Para adotar um desses bichos, é preciso atender uma série de requisitos, como comprovar que tem condições de cuidar do animal e que tem uma propriedade rural registrada. Os futuros donos também devem comprovar que não tiveram animais apreendidos e apresentar uma autodeclaração de que não possuem histórico de maus tratos aos animais.
Depois que o processo é efetivado, a pessoa leva o animal e terá duas visitas por ano para que seja verificada a situação do adotado e o animal adotado não pode ser comercializado.
Os adotantes contam com benefícios, como o ao Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), três visitas de assistência técnica, recebimento do certificado “Amigo do Animal”, que pode ser utilizado em campanhas de marketing.
De 2019 até 2022, a Seagri apreendeu 920 animais, sendo 241 no primeiro ano: 147 em 2020, 250 em 2021 e 282 no ano ado. Deste total, 205 foram adotados. O maior número de adoções ocorreu em 2022, quando 95 ganharam um novo lar.
Saiba Mais
-
Cidades DF Recorde de vendas de imóveis no DF aumenta expectativa do mercado imobiliário
-
Cidades DF Fiéis brasilienses celebram a Quarta-feira de Cinzas em preparação à Quaresma
-
Cidades DF Armado, trio rende idoso e exige transferência de R$ 15 mil por PIX
-
Cidades DF Agentes do DER autuaram 102 motoristas por recusa no teste no bafômetro
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].