Fotografia

A Brasília dos encontros é tema de exposição na Praça dos Três Poderes

Exposição ao ar livre na Praça dos Três Poderes conta histórias dos momentos em que os brasilienses se encontraram para celebrar pelas ruas da cidade

Indígenas durante manifestação  pedem a regulamentação do Estatuto do Índio   -  (crédito: Carlos EduardoCBD.A Press)
Indígenas durante manifestação pedem a regulamentação do Estatuto do Índio - (crédito: Carlos EduardoCBD.A Press)

É uma Brasília que se conecta, que vibra em conjunto e que se mobiliza nas grandes e pequenas utopias a cidade mostrada na exposição Quando os brasilienses se encontram, em cartaz ao ar livre, na Praça dos Três Poderes, em frente à Casa de Chá. Montada para celebrar os 65 anos da capital, a mostra reúne 42 imagens que fazem parte do acervo do Correio Braziliense e retratam momentos históricos em que as pessoas se  juntaram para ocupar  os espaços monumentais, mas também momentos cotidianos, em que os brasilienses se encontram simplesmente para ocupar a cidade. 

Alguns desses momentos se tornaram icônicos da história de Brasília, como o enterro de Juscelino Kubitscheck, as manifestações pelas Diretas Já, os protestos pelo impeachment de Fernando Collor de Mello e a visita da rainha da Inglaterra a uma escolinha de Entrequadra. Mas há também encontros que simplesmente celebram a cidade e seu povo, como a abertura do Parque da Cidade, em 1978, os primeiros anos do Eixão do Lazer e as piscinas cheias do Parque Nacional em tempos de calor e seca. " Um dos maiores desafios para selecionar as imagens da exposição foi o volume de material. Por ser a capital, para cá converge todo tipo de manifestação. Procuramos não dar um tom político para mostrar que as pessoas daqui se encontram também por outros motivos, como rezar, dançar e fazer esportes", diz Cilene Vieira, curadora e gerente do Centro de Documentação e Memória (Cedoc) do Correio Braziliense. 

  • Manifestação pela paz no trânsito no Eixão Sul
    Manifestação pela paz no trânsito no Eixão Sul Zuleika de SouzaCBD.A Press
  • Indígenas durante manifestação  pedem a regulamentação do Estatuto do Índio
    Indígenas durante manifestação pedem a regulamentação do Estatuto do Índio Carlos EduardoCBD.A Press
  • (8) 1984. Crédito Arquivo CBD. A Press. Diretas já. Manifestção na frente do Congresso Nacional
    (8) 1984. Crédito Arquivo CBD. A Press. Diretas já. Manifestção na frente do Congresso Nacional Arquivo CB//D.A Press
  •  Multidao em frente ao Palacio do Planalto comemora o tricampeonato conquistado no Mexico
    Multidao em frente ao Palacio do Planalto comemora o tricampeonato conquistado no Mexico Arquivo CB/CB/D.A Press

A exposição é a segunda de uma série de cinco organizada pela curadora com base em um acervo com 10 milhões de imagens feitas ao longo dos últimos 65 anos. "Queremos mostrar o quanto o acervo do Correio é rico em termos de conteúdo da história de Brasília", explica. "Como o Correio está aqui desde o início, ele é o diário da cidade. E não tem como falar da cidade sem pesquisar nesse acervo." A primeira mostra foi realizada em março, no Panteão da Pátria, para comemorar os 40 anos da redemocratização. 

Ainda este ano, o Correio vai realizar mais três exposições. No dia 21 de abril, para celebrar o aniversário da cidade, o Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe 65 anos de cultura, com imagens de alguns dos personagens que ajudaram a firmar a cena cultural da cidade. Em junho, a Câmara dos Deputados será sede de uma mostra sobre a Constituinte dentro do Congresso. E o Instituto Histórico e Geográfico do DF (IGHDF) recebe uma exposição com imagens de antes da capital ser inaugurada.

 


postado em 18/04/2025 07:00
x